O NOSSO GRUPO DE ORAÇÃO SE REÚNE AOS SÁBADOS, ÀS 17 HORAS, NO SALÃO PAROQUIAL ( 2º ANDAR) DA IGREJA MATRIZ. VENHA PARTICIPAR!!!

terça-feira, 24 de julho de 2012

RENASEM 2012


No ano em que a RCCRJ comemora seus 40 anos de evangelização, o Renasem-RJ (Retiro Nacional de Seminaristas, aplicado à nível estadual) também aconteceu em tom de celebração. É que o encontro, realizado entres os dias 16 e 20 de julho, na Diocese de Itaguaí, está comemorando “bodas de prata” (25 anos). Quem esteve presente, motivando os futuros sacerdotes, foi o bispo da Prelazia do Marajó, Dom José Luiz Azcona, referência de vida pastoral e missionária para o povo carismático do Brasil. Diversos padres passaram pelo retiro, orientando, confessando e sendo instrumentos para a formação dos seminaristas participantes, 66, ao todo.

 O Retiro começou na segunda-feira (20), com a missa de abertura. A celebração, que aconteceu na Catedral de São Francisco Xavier, em Itaguaí, foi presidida pelo bispo da Diocese, Dom José Ubiratan Lopes, e co-celebrada por Dom Azcona. O presidente do conselho estadual da RCCRJ, Ricardo Emílio, também participou. 

Esta 25º edição do Renasem teve 80 inscritos, um número expressivo. O número de padres assessorando o retiro também foi grande: seis sacerdotes. Entre eles, o padre Eduardo (Dudu), de Niterói; Pe. Jefferson (reitor do seminário diocesano); Pe. Luis Sergio; Pe. Sergio Luis (pároco da casa de formação que acolheu o encontro); Pe. José Eduardo e Pe. Gilson. A direção espiritual do Renasem 2012 ficou por conta do Pe. Eduardo Braga.

O Renasem é uma oportunidade para os seminaristas que tiveram suas vocações suscitadas em um grupo de oração renovarem suas caminhadas. O encontro é, também, uma prova de que a missão da RCC é um tesouro para a Igreja, ao despertar vocações. Durante os cinco dias de encontro, os seminaristas participaram de momentos de oração, reavivamento, formação, orientação pastoral, confissão e partilha. 

A missa de encerramento aconteceu nesta sexta-feira (20), e foi, também, o envio do novo coordenador estadual do Ministério para os Seminaristas, Cesar Lino, da Diocese de Nova Iguaçu. A celebração foi, ao mesmo tempo, ação de graças pela vida do seminarista Ângelo Souza, da Arquidiocese de Niterói, que com zelo e dedicação exerceu a coordenação anterior. 

 “Estamos todos com desejo sincero de levar a cultura de Pentecostes lá no dia-a-dia dos  seminários. Saímos deste retiro para recomeçar o segundo semestre com renovado ardor missionário, com as bênçãos de Nossa Senhora de Pentecostes. Agradecemos a todos, sobretudo, a coordenadora diocesana, Maria do Carmo, que, com sua equipe, não mediu esforços para que toda estrutura do encontro colaborasse para que os dias fossem os mais agradáveis possíveis”, comemorou o seminarista Ângelo.

Fonte: RCC/RIO

Nenhum comentário: