O NOSSO GRUPO DE ORAÇÃO SE REÚNE AOS SÁBADOS, ÀS 17 HORAS, NO SALÃO PAROQUIAL ( 2º ANDAR) DA IGREJA MATRIZ. VENHA PARTICIPAR!!!

terça-feira, 14 de agosto de 2012

SEMANA DA FAMILIA DEVE SER TRABALHADA EM NOSSOS GRUPOS DE ORAÇÃO

Durante todo o mês de agosto a Igreja reflete e celebra o bem mais importante que ela possui: as milhões de famílias espalhadas pelo mundo todo. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) institui que as comunidades participem da Semana Nacional da Família, que este ano, acontece de 12 a 18 de agosto. Nossos grupos de oração também devem participar. A RCC propõe que cada grupo realize dentro desta semana momentos que propiciem a evangelização das famílias, seja com eventos ou simplesmente fazendo com que o grupo de oração daquela semana seja voltado para o tema família.
 Quer levar essa informação para seu grupo? Baixe aqui e imprima o Jornal Mural referente a esta matéria. Seu sacerdote vai gostar desta boa notícia; #FiacaaDica
 
alt
 
A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar lançaram o subsídio “Hora da Família” 2012. Trata-se de uma revista que apresenta reflexão sobre temas familiares para a Semana Nacional da Família, cujo tema deste ano é “A Família: o trabalho e a festa”. É com base nele que os coordenadores nacionais do Ministério para as Famílias, Airton e Marli retiraram os temas das pregações que podem ser trabalhadas em nossos grupos de oração.
De acordo com Eva Vilma, que junto a seu esposo Sandro coordenam o ministério para as Famílias no estado do Rio, cada grupo de oração deve acolher esta proposta como algo da Igreja para renovar nossas casas.

“A Semana Nacional da Família quer promover, fortalecer e evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo. Então em unidade com a igreja vamos amar e evangelizar as famílias. A proposta é pregar sobre família no grupo de oração, é falar de quão importante elas são para nós. Têm muitos grupos que trabalham a semana completa, já outros preferem falar de um tema a cada semana; fica a critério do grupo, que pode, inclusive, reduzir as pregações, mas seguindo a sequencia do roteiro sem perder o foco.”, explica a coordenadora.
Sete temas, respectivos aos sete dias da semana estão sendo apresentados, inclusive com passagens bíblicas para facilitar as pregações. Entre os temas estão: a família gera a vida; o trabalho, recurso para a família; a festa, tempo para a família, dentre outros. O tema do primeiro dia “o segredo de Nazaré” está disponível com um resumo, que pode ser utilizado pelo pregador.

Confira os temas de todos os dias:


1º dia : Tema: O Segredo de Nazaré
Lucas 2,51-52

No povoado da  Galiléia , Jesus viveu o período mais longo de sua vida . Foi aí que Ele viveu trinta anos como filho numa família humana, formada por Maria e José, tempo que se tornou revelação do mistério da humildade de Nazaré. Na família de Nazaré, Jesus se fez um de nós, fazendo a experiência de ser humano.
O profundo mistério de Nazaré: Jesus, a Palavra de Deus em pessoa, habita-se na nossa humanidade .
As palavras humanas, as relações familiares, a experiência da amizade e da conflitualidade, da saúde e da enfermidade, da alegria e do sofrimento tornaram-se linguagens que Jesus aprendeu para o anúncio da Palavra de Deus.
De onde vem, anão ser da família e do ambiente de Nazaré, as palavras de Jesus, as suas imagens, a sua capacidade de contemplar os campos.
Como por exemplo: o camponês que semeia, a messe que florece, a mulher que mistura a farinha, o pastor da ovelha perdida, o pai com os seus filhos.
Onde foi que Jesus aprendeu a sua surpreendente capacidade de narrar, imaginar, comparar e pregar na vida e com a vida?
Não vem elas porventura de sua vida em Nazaré?
Por isso que Nazaré é o lugar da humanidade e do silêncio. Como a semente que é lançada ao ventre da terra e morre para trazer como fruto o amor do próprio Deus, aliás, o rosto paterno de Deus. Este é o SEGREDO DE NAZARÉ.
2º  dia : Tema:  A família gera a vida
Genesis 1,27 e 2,23-25

3º  dia:  Tema: A família e a superação das dificuldades 
Mateus 2, 13-21

4º  dia:  Tema: Família geradora de uma sociedade justa e fraterna
Mateus 5,43-45 e 6,1-5

5º  dia:  Tema:  O trabalho na família 
Genesis 1, 26-31 e 2,1-3

6º  dia :  Tema:  O trabalho, recurso para a família
Provérbios 31,10-31

“A Mulher de valor, quem a  encontrará? Ela é muito mais preciosa do que as jóias(...) Daí- lhe do fruto de seu trabalho, e suas obras a louvem na praça da cidade!
7º  dia :  Tema : Trabalho, desafio para a família

Genesis 2,15
Genesis 3,6
Genesis 3,17
Genesis 3,19

8º  dia :  Tema : A festa, tempo para a família
Êxodo 20, 8-11

Nenhum comentário: