O NOSSO GRUPO DE ORAÇÃO SE REÚNE AOS SÁBADOS, ÀS 17 HORAS, NO SALÃO PAROQUIAL ( 2º ANDAR) DA IGREJA MATRIZ. VENHA PARTICIPAR!!!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

ENTREVISTA COM O PADRE FABIANO GOULART


     Como e quando surgiu a Jornada Mundial da Juventude?

A Jornada Mundial da Juventude, JMJ como é conhecida mundialmente, surgiu no ano de 1984, em Roma, idealizada e coordenada pelo nosso querido Beato e Apóstolo da Juventude o saudoso Papa João Paulo II, com o objetivo de integrar os jovens na família de Deus, a Igreja, resgatando sonhos, convidando a juventude a grandes ideais e a construir uma civilização do amor, que reine a verdade e a justiça, tendo como meta e foco Jesus Cristo. Ela, normalmente, acontece num intervalo de três a quatro anos, no país escolhido pelo Papa e pelo Pontifício Conselho para os leigos, que na Santa Sé cuida da Evangelização dos Jovens. Durante os dias da Jornada os jovens têm oportunidade de participar de inúmeras atividades: Celebração de Acolhida realizada pelo Cardeal da cidade sede, Acolhida do Papa, Oração da Via Sacra, Vigília, Catequeses e Missa de envio; além de poder conhecer os atrativos turísticos daquele lugar, que ordinariamente tem lugares bonitos e enriquecedores para se conhecer, como, museus, teatros, monumentos, belezas naturais (como será no Rio de Janeiro) e outros passeios que podem ser oportunamente realizados.

Como está sendo a preparação da nossa Diocese para a Jornada Mundial da Juventude?

Na nossa Diocese de Campos estamos nos preparando para a JMJRIO2013 através do nosso CDO (Comitê Diocesano Organizador), que tem sede na Cúria Diocesana, em Campos, que é o coração da JMJ em nossa Igreja Particular, além de eventos paroquiais e diocesanos que estamos organizando para este grande momento que todo o nosso país, particularmente, nosso Estado, está vivendo. Realizamos em abril o nosso 3º Congresso Diocesano da Juventude, em Miracema, que foi o ponta pé inicial para os nossos trabalhos e também organizamos uma Corrida de Rua e Caminhada – Bote fé na vida – em Campos e Itaperuna, no último 22 de julho, que uniu jovens de todas as idades para a contagem regressiva de 1 ano para o grande encontro com o Papa Bento XVI, no Rio de Janeiro, no próximo ano. Em outubro, dia 28, estaremos realizando o DNJ (Dia Nacional da Juventude) nos dois Regionais da nossa Diocese, em Porciúncula (Regional Noroeste) e em São Francisco do Itabapoana (Regional Norte), encontro de oração e formação para celebrar a presença dos jovens em nossa Igreja.

No próximo ano em Maio, de 12 a 19, estaremos recebendo com grande alegria os Símbolos da JMJ: a cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora, dois grandes presentes dados à juventude por João Paulo II, eles percorrerão cidades da nossa Diocese visitando Escolas, Colégios, Universidades, Hospitais, Casa de Custódia, Presídios e outras obras sociais, com o objetivo de levar esperança a todos que puderem ter o contato com esses sinais da bênção de Deus. Em julho teremos a Semana Missionária, como será chamada aqui no Brasil, em não Pré Jornada, como nas outras edições, de 17 a 21. Nossa Diocese acolherá 500 peregrinos provenientes de várias partes do mundo. E de 23 a 28 do mesmo mês estaremos na Cidade Maravilhosa para participarmos da 28º Jornada Mundial da Juventude que terá como tema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19).

Como essa peregrinação de jovens poderá contribuir na vida deles e na sociedade?
 
Acredito que o sonho já se tornou realidade e neste clima do amor que une e congrega, de esperança e de paz que já respiramos, a JMJ, já iniciada em nossa Terra de santa Cruz, deixará um grande legado às famílias, à vida, à sociedade em geral na busca dos verdadeiros valores e não só aos jovens, mas a todos que tiverem a oportunidade de participar deste momento tão único para nosso Continente e para nossa Pátria. Por isso, convido você e toda sua comunidade para se empenhar nas Vigílias mensais e na divulgação deste grandioso e santo evento. Forme sua caravana paroquial informando-se com o nosso Comitê Diocesano Organizador através dos contatos abaixo. O Projeto “Campos na JMJ Rio2013” completo encontra-se no portal www.diocesedecampos.org.br.


Nenhum comentário: